set03

Agosto de 2017: O mês mais violento da história do RN!

O 14º Boletim Mensal OBVIO, publicação do OBVIO – Observatório da Violência do Rio Grande do Norte, Grupo de Pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), apresenta uma análise contextual dos 8 meses de 2017 comparados ao mesmo período em 2015 e 2016.

As condutas violentas letais intencionais, genericamente ditas como homicídios, são os principais indicadores utilizados para aferir a violência, e como tal, mensuram também se as estratégias de segurança, sejam elas políticas públicas de segurança ou políticas de segurança pública, tem surtido resultado e atingido o êxito para o qual foram criadas. Nesse mister, desde 2016 que o RN vem apresentado crescimento contínuo e significativo em sua dinâmica de CVLIs, e neste oitavo mês marcou mais um índice notório: 1647 vidas perdidas no transcurso de 243 dias de 2017, e sem mostras de redução.

Agosto não só marcou o período anual de 2017 como também foi o mês mais violento da história do Rio Grande do Norte, foram 226 mortes matadas conforme pode ser visto no tópico Evolução Mensal (pg. 26 e 27 do boletim), e ainda marcou a gestão executiva estadual como o mês mais violento da atual administração.

Nesta edição, apresentamos na seção Primeira Análise, o artigo Breve Mostra da Escalada da Violência no Rio Grande do Norte em 2017 que apresenta o diagnóstico da eficácia das políticas públicas de segurança no estado, e no Boletim Analítico Mensal, acrescentamos a atual realidade Ceará-Mirim, um município exemplo de como ações de segurança sem cuidado com a análise científica podem sofrer com a migração da criminalidade não mapeada. Terminamos com uma mudança, no final da edição fazemos uma Análise Mensal sobre o quadro da segurança no estado.

Reiteramos nossos agradecimentos aos nossos colaboradores, um grupo composto por dezenas de agentes de segurança pública, jornalistas, estudantes, professores, líderes religiosos e tantos outros que percebem que os diagnósticos científicos do OBVIO somente intentam construir resultados que congreguem esforços em busca da paz e da melhoria da qualidade de vida daqueles que nasceram ou escolheram o Rio Grande do Norte como o estado para residir e trabalhar.

Clique no link http://bit.ly/bOBVIOSet para acessar e fazer o download da publicação integral. Boa leitura!

 

 

One Response to OBVIO – 14º Boletim Mensal de Análises Científico-Criminal: Agosto

  1. Pingback: O mês mais violento da história do Rio Grande do Norte | Blog do Washington

 
 
 

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>